Histórico do Grupo Vale Sem Dor




No ano de 2005 um médico neurologista de São José dos Campos, que fica no Vale do Paraíba no Estado de São Paulo, Dr Sidney Sredni, procurando aperfeiçoar seus conhecimentos no tratamanto de seus pacientes com Dor Crônica, fez , no Grupo de Dor do HC/FMUSP o curso de Pós Graduação em Tratamento Interdisciplinar de Dor Crônica.


Dois anos após outro médico, também de São José dos Campos, desta vez um ortopedista, o Dr. Alexandre Guerreiro da Fonseca, fez pelos mesmos motivos a mesma Pós Graduação.


Apesar de já terem trabalhado por alguns anos no mesmo hospital em SJC eram apenas conhecidos de corredor de hospital, mas tendo feito a mesma Pós passaram a frequentar rotineiramente os mesmos Congressos, Simpósios e Cursos voltados para o tema Dor Crônica.

Nos intervalos das palestras e evento conversavam a respeito das dificuldades e problemas que encontravam no acompanhamento dos pacientes com Dor Crônica e principalmente na falta de um atendimento interdisciplinar, e não apenas multidisciplinar, além do fato dos pacientes e muitos colegas médicos desconhecerem o que vem a ser uma Dor Crônica, pois esta não é uma simples continuação de uma dor aguda.

No CINDOR ( Congresso de Dor do HC-FMUSP) encontraram outro colega do Vale do Paraíba que atua na área Dor, o Dr. José Wanderley Fonseca, anestesista da vizinha cidade de Jacareí, com formação em Dor na UNIFESP-EPM e durante um intervalo de palestar, no cafézinho, combinaram que na semana seguinte aoevento se reuniriam para discutir a possibilidade de se criar na região um Gurpo de Dor, um sonho comum do três.

No dia 26 de junho de 2010 o grupo foi oficialmente apresentado ao meio médico com o lançamento da Campanha Diga Não a Dor em evento ocorrido em São José dos Campos tornando este sonho comum destes médicos em algo concreto e real.



Evento de Lançamento do Grupo

Evento de Lançamento do Grupo